5 jeitos de comer abóbora

Semana passada estava morrendo de vontade de comer abóbora cabotiá. E eu gosto muito de prestar atenção nas coisas que sinto vontade comer pois acredito ser um sinal do meu corpo dizendo que nutriente está faltando. Fui ao mercado e vi que ela estava com preço bem em conta: cerca de R$2,00 o kg. Peguei uma unidade pequena que pesou 3kg e paguei pouco mais de R$6,00. Era abóbora pra comer a semana inteira! Rs… Resolvi então compartilhar com vocês os 5 modos que preparei essa maravilhosidade.

Primeiro cortei a abóbora no meio e depois usei metade da metade (1/4). Piquei em pedaços grandes e cozinhei no vapor. Eu lavo bem sua casca para poder usá-la nas receitas também. Guardei as sementes também. Lavei todas elas e separei daquela “fibra” na qual ela fica, deixei secar pra poder torrar depois. Torro com casca e tudo.

Purê

1ª Receita: Purê – Se tem coisa mais simples que fazer purê eu desconheço. Depois que abóbora estava cozida, processei com um pouquinho da água do cozimento. Refoguei um pouquinho de alho e cebola no azeite e coloquei a abóbora processada. Coloquei sal e pronto!

 

Abobora com lentilha

2ª Receita: Abóbora com Lentilha – Devo ter visto alguém preparando abóbora com lentilha em algum lugar e lá fui eu testar. Nem deixei a lentilha em demolho: apenas refoguei ela (250gr – meio pacote) com cebola e alho, acrescentei 1/4 da abóbora, cobri com água e deixei cozinhar. De temperos usei: páprica doce, gengibre, canela e pimenta do reino. A combinação agridoce ficou sensacional. Rendeu uma panela enorme que comi por dois dias e ainda sobrou pra próxima receita.

Burguer.jpg

3ª receita: burguer de abóbora e lentilha – Pra essa receita só processei a lentilha e abóbora que já estavam prontas e acrescentei farinha de mandioca até dar o ponto firme de uma massa. Moldei os burguers e levei pra dourar na frigideira. Usei um pão que não tinha nada de origem animal e de recheio coloquei: homus, burguer, maionese de soja, batata palha, vinagrete e alface.

Abóbora assada.jpg

4ª receita: abóbora assada – o restante da abóbora (metade), cortei e assei de forma simples, só com azeite, sal e tomilho. Cortei a quantidade que coubesse na foma e ainda sobrou uns pedacinhos que usei pra fazer com feijão branco do mesmo modo que fiz com a lentilha.

Pão de beijo

5ª receita: pão de beijo – essa é uma das receitas mais simples e gostosas que faço. Geralmente preparo com mandioquinha (batata baroa) ou batata, mas com a abóbora também fica incrível. Sobraram alguns pedaços da abóbora assada, então só processei com um pouquinho de água pra ficar lisinho e misturei com:

1 +1/2 xícara de polvilho azedo

1/2 xícara de polvilho doce

8 colheres de sopa de azeite

temperos do seu gosto (eu uso um mix de alho, cebola e salsa)

gergelim

água para dar o ponto

Preparo: misturar tudo até ficar na textura de uma massinha de modelar. Não pode ficar muito seca, o ideal é que fique mais pra mole. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos e tá pronto.

Gostaram dessas dicas? Esse é uma das pautas que pretendo trazer aqui para o blog: mostrar receitas simples e práticas usando um determinado alimento como base. Quanto à abobora ainda dava pra fazer doce, croquete, quibe… Aceito sugestões e dicas de outros alimentos como base.

 

2 comentários em “5 jeitos de comer abóbora

Adicione o seu

  1. Tô adorando suas dicas. Esta simplicando o vaginismo. Suas receitas são rápidas e baratas, para pessoas como eu sem tempo e sem dinheiro como eu😂 tá perfeito.

    Obrigada pela iniciativa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: